terça-feira, 15 de março de 2011

Para Sophie, uma carta.

Pinte sua face de branco
Seus olhos de preto
Sua boca de vermelho
Prepare-se para mim... Sophie.

Agora você é meu brinquedo, aquele que eu desejo tanto
Você é minha boneca, a boneca dos meus sonhos...
Eu pintei você atrás dos meus olhos, para poder enxergar...
Uma boneca de porcelana com veias azuis e lábios vermelhos que diz: 'Tome cuidado com minhas fragilidades e defeitos.'

As nuvens que encobrem a cidade silenciam teus sonhos, tal como o sol que me acalenta a toda manhã.
As ruas que você escolhe andar podem ser cinematográficas se você me der sua mão, você sabe disso?
Ainda lembro com clareza quando toquei suas mãos pela primeira vez... Estavam tremulas, e eram macias e finas. O calor que você irradia é aliviante... Como você faz isso?

Quantas notas no piano eu tocaria para arrancar um sorriso seu? Qual melodia combina com suas mãos? Me dê sua nota predileta, e eu lhe darei uma diferente e de igual valor.

_

Sophie então, larga seu baralho e presta atenção no que lhe escrevo.
Cautelosamente se aproxima das letras e fixa seu par de olhos azuis-safira decodificando cada polegada das frases.

_

[ Deixe-me contar algumas coisas sobre Sophie...

Ela tem posse de uma máscara como adorno, feita por ela ...
Essa máscara me chamou atenção pelo fato de ser mais linda e muito mais interessante que a minha...
Eu sou encantada por máscaras de todos os tipos, mas a de Sophie...

Sua máscara é feita exatamente com o molde do seu rosto, revestida com uma camada leve de papel e tinta, trabalhada milimetricamente com cacos de espelho, cada um repousa de uma maneira graciosa sobre a estrutura... Formando rápidas ondulações.
Quando o sol bate ofusca quem lhe encara, quando é noite, ela reflete qualquer sinal de luz, por menor que for. Há também cacos de vidro comuns, no qual ela sofreu alguns deslizes ao manipular.

A mais linda máscara que tinha visto... Leve e prática de usar. Eu simplesmente não poderia me importar menos...
A máscara de Sophie, é para mim, como a neblina que cobre um forte antigo... É graciosa de ver, mas ao chegar perto... Torna-se perigoso.]

Você demorou muito tempo para deixar ser tocada, sua máscara é de tão bom gosto que até hoje quase ninguém a tocou... Eu pude ter essa honra, e descobri que você a utiliza todos os dias, mas quando cheguei mais perto... Notei que existem algumas ranhuras no seu rosto.

Ao usa-la todo dia, você estava machucada sem notar... Foi então que eu pude ver... Quando cheguei a centímetros do seu corpo:
Mais linda que sua máscara, é seu rosto... Branco, liso e levemente rosado, composto de traços finos e bem desenhados, olhos, nariz, boca e queixo em total harmonia, delicados... Macios... Então lhe fiz esta proposta:

- "Me dê sua máscara, a todo momento que estiver comigo, você não precisará usa-la... Fere seu rosto com os cacos de vidro, reflete a feiura, ignorância e a vaidade de todos com quem você conversa olhando nos olhos... Ela é linda, mas é ultrajante ela cobrir seu rosto!
É sua, não vou roubar... Apenas prometa que deixará seu rosto despido para contemplação a cada vez que me dirigir a palavra... "

Você lembra disso, querida?

[ Ela aceitou. Obviamente isso não foi da noite para o dia, levou tempo.
Mas era justo, eu sabia quem ela era, com ou sem máscara... O disfarce falhou para mim... Pode ser um dom? É talvez seja... Mas o ponto não sou eu, é ela. ]

[ Ninguém vai ver ou ouvir falar sobre a máscara, pelo fato de que poucos conseguem enxerga-la com perfeição... Menos ainda tiveram o prazer de poder ver o que se esconde atrás da máscara bem esculpida: Uma menina exótica, maravilhosa ao seu modo, uma louca, santa, vadia, arrogante, meticulosa, orgulhosa e inteligente. Era isso e muito mais...
Sophie pode ser tudo o que quiser, ela possui uma maleta com todas as emoções, opções, descrições e vestimenta...
Ela pode ser uma heroína, tal como uma vilã, pode ser sua amiga, a nerd fracassada, ou sua vadia preferida... Depende de qual emoção ela te desperta...
Depende de sua vontade para com você. Depende da sua capacidade de ganhar seu respeito, e Deus... Isso é difícil.]

Eu posso amar o modo como você se move com sutileza.
Eu amo a maneira que você desliza para dentro e para fora com todo o cuidado, me observando e sorrindo.

[ Sophie sorri porque sabe ter pompa em tudo que faz. Sempre sóbria por uma questão de opção. Ela chama um nome no ar, sem perceber a cada vez que pensa em amor.
Não consigo descrever de outra maneira...]

Eu bebi saudade a semana inteira por sua causa, em doses altas! Estou certa de que sabe disso.
As pitadas que faltavam de doçura eu fingi pegar do bolso, como cubos de açúcar. Ah...
Vou lhe contar um segredo:

Quando eu te peço pouco é porque eu quero tudo o que pode me dar.
E quando eu te peço para esquecer é porque eu quero te fazer lembrar.
Quando eu te digo que não penso é porque eu não paro de pensar...
Quando eu tento me esconder é porque eu só quero te mostrar.

[ Uma menina-faxada para os comuns, mas para mim, Sophie é tão doce como o primeiro raio de sol a tocar minha pele, na manhã do dia mais frio do melhor inverno de nossas vidas.]

Prometa ligar, deixe uma mensagem na caixa postal, ou uma carta na minha janela. Bipe meu celular, ou simplesmente me encontre...
Eu me certificarei de que você esteja bem, deixarei um recado em um bloco de anotações, colado na geladeira escrito: ' O que quer que o amanhã traga, eu estarei aqui de volta no fim do dia, não esquece?

Bom dia Sophie.'

_

nota: 'Para Sophie, uma carta', foi escrito em dois tempos. Ao concluir o texto, observe que a carta (em itálico) é interrompida em vários momentos, no qual cede espaço a algumas notas da autora sobre Sophie ao longo da história, é importante à quem ler, saber distinguir minuciosamente a carta e as notas para compreender como ambas as partes formam um encaixe simultâneo.

Enjoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário